segunda-feira, 18 de junho de 2012

PEDALANDO POR ENCRUZILHADA DO SUL II

No frio do inverno gaúcho a tendência é que nos dias de folga as pessoas se aconcheguem na volta de um fogão à lenha ou de uma boa lareira para espantar as baixas temperaturas, mas em um dia ensolarado, pegar sua bike e sair "por aí" também teu seu valor, onde o exercício se processa em vários níveis, tanto físico, quanto mental, afinal nada como chegar em casa à plenos pulmões e com a retina repleta de belas paisagens.

Foi essa experiência compartilhada com o amigo Nilo que vivenciei outro dia nas estradas de terra da Estefânia no município de Encruzilhada do Sul, uma pedalada que recomendo aos amantes do esporte que residem na cidade e que queiram desfrutar de um bom passeio, com altimetria suave (sem muito sobe e desce) e quilometragem razoável, aproximadamente 30 km's saindo e voltado ao centro da cidade é uma ótima oportunidade para por a magrela na estrada.


Uma dica para quem conhece o município e quer deixar o passeio mais agradável é não descer até a ponte da Estefânia, pois depois disso a subida se torna bem forte e se você, assim como eu, não estiver com aquele preparo físico todo kkk, vai penar depois de passar a ponte; então assim que cruzar a BR 471 em direção a Estefânia à uns 3 km haverá uma bifurcação onde recomendo sair da principal e pegar à direita; a estradinha que se descortina à partir daí é muito interessante, bem mais estreita que a principal, vai cortando os campos da região e quase sempre cercada de vegetação pelos dois lados da mesma.

Dia de sol, céu de brigadeiro e já vencidos uns 15 km do percurso, uma parada para registrar o momento e repor as energias.


Atravessando uma pinguela sobre o Arroio Maria Santa...

Outra característica do passeio foi cruzar por três pequenas sangas ao longo do caminho e a água com o aspecto muito bom. Não era o caso nesse dia, mas no verão essas sangas são um convite a uma parada para um banho; um atrativo à mais nesse belo passeio.


Pra uma aventura ser completa temos que voltar para casa com algumas histórias pra contar e o encontro com esse "animalzinho simpático"fazendo pose pra foto, foi uma dessas histórias...

Já quase completando nosso percurso e pra encerrar com chave de ouro, decidimos dar uma passada em uma das antigas pedreiras da cidade, onde deu pra dar uma lagarteada (pegar sol aqui no Rio Grande) saborear umas bergamotas e captar mais algumas belas imagens antes de voltar pra casa de alma lavada.








4 comentários:

  1. Adorei, as imagens ficaram lindas!!!
    Abçs
    Susi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Susi, na próxima quero ver vocês pedalando também kkkk!!!

      Excluir
  2. Vcs vão me levar aí!!!
    As fotos tão muito legais...e que dia prum pedal heim gurizada?!Pqp!
    Abração!
    Guigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que nas férias escolares de inverno, a turma vai estar pela terrinha Guigo!

      Excluir