quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ACAMPANDO NO CERRO PARTIDO

O Cerro Partido está situado no município de Encruzilhada do Sul RS e sempre foi um local onde desejei acampar. Por sua exuberante natureza, localização privilegiada e sua altitude um pouco mais elevada em relação aos outros cerros da região, sempre imaginei como seria passar uma noite de lua nova, acampado nesse "oásis", para contemplar o céu noturno visto de lá, já que a interferência das luzes das cidades que o circundam é mínima.

 No mês de junho de 2011 eu e dois grandes amigos, Régis e Jonas, acabamos por realizar tal façanha. Saindo de bicicleta às 5:00 da madrugada do centro de Encruzilhada do Sul, pedalamos 35 KM pela estrada do Chanã até chegarmos aos pés do Cerro partido.












Todo o percurso é muito bonito, a estrada com pouquíssimo fluxo de automóveis e com paisagens encantadoras das fazendas da região, com certeza foram um atrativo a mais em nossa pequena aventura.











Criação de ovelhas, uma das marcas do município de Encruzilhada do Sul.


O Cerro Partido está cercado de propriedades particulares, logo para termos acesso ao seu platô, contamos com a permissão do Sr Teobaldo, proprietário de uma das fazendas que se situam no entorno do Cerro.

Depois de desfrutarmos da hospitalidade do casal e de ouvirmos algumas histórias impagáveis do Seu Teobaldo e da Dona Naida, deixamos as bikes na fazenda e rumamos na trilha que nos levaria a parte mais alta do cerro, onde não tivemos dificuldade para encontrar um lugar estratégico para acamparmos. Com uma vista de tirar o fôlego e protegidos da vento por um capão, em pouco tempo estávamos instalados no topo do Cerro Partido. 


À partir dai tivemos uma tarde ainda mais agradável onde acabamos por explorar e contemplar a fascinante natureza do local, cevando um bom chimarrão para espantar o frio daquelas paragens.


Conforme a noite foi caindo, as previsões climáticas baseadas em imagens de satélite foram se confirmando ou seja; as nuvens foram se dissipando no céu e o final da tarde no Cerro Partido foi um espetáculo que marcou aquele dia e que viria anunciar, assim como havíamos desejado: uma noite de lua nova, céu limpo, sem vento e para a nossa surpresa, com o frio da tarde se tornando mais ameno. Daquele momento em diante, tive a nítida sensação de que já havíamos recebido o que afinal tínhamos ido buscar, quando nos aventuramos em "retiro", no platô do legendário Cerro Partido.


Muitas vezes as pessoas não entendem o quê leva, aqueles que gostam de uma boa aventura, a deixarem, mesmo que temporariamente, o aconchego de seus lares para dormir em uma barraca sem os mesmos recursos e conforto de uma casa. É nessas horas; quando vivenciamos certos espetáculos da natureza e que só podemos contemplar quando rompemos com o conforto dos nossos lares, é que temos a certeza de que os "sacrifícios" se tornaram insignificantes diante de tanta beleza!



Assim caiu a noite em nosso primeiro dia no Cerro Partido, vivenciando a companhia de velhos e bons amigos, boa conversa, gargalhadas e reflexões inspiradas pelas labaredas da fogueira. Cansado sim, mas realizado na simplicidade de um ritual que consiste em apenas observar; em apenas existir...


"algo fica acercando-nos na luz da vida
como se o selo da noite assinalasse
com fogo suas secretas criaturas".
Pablo Neruda.




"Cansado de contar os meteoros, eu adormecia dentro de um fosso. Quanto a ele(meu avô)permanecia sentado, a cabeça erguida, girando imperceptivelmente com os astros...que eram para ele pontos inflamados , objetos como as pedras, ou os vagarosos insetos dos quais ele tirava os presságios, partes constituintes de um universo mágico que abarcava também as volições dos deuses, a influência dos demônios e o quinhão reservado aos homens.

Memórias de Adriano - Marguerite Yourcenar. 

5 comentários:

  1. Muito bom teu post, estava procurando uma imagem do cerro todo para um trabalho e cheguei no teu blog, sou de Encruzilhada e até hoje tenho vontade de conhecer o cerro,me chama muito atenção aquela vista, natureza, ar, mais próximo de DEUS, mas tenho tempo ainda um dia vou lá não sei se consigo de bicicleta mas de carro até o pé e subir de a pé, parabéns pela façanha de vocês, conheço o Regis do tempo da capoeira de Encruzilhada abraço.

    Elisandro Batista
    Arty Vision Publicidade
    (51)3733-3006
    Rua Dom Feliciano, 80 - Centro
    Edf. Stª Bárbara - sala 20
    Encruzilhada do Sul - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôxa Elisandro, legal que tu gostou! Ás vezes a gente não precisa ir muito longe pra ver belezas naturais, quase sempre elas estão de baixo do nosso nariz. Pra mim também foi uma grata surpresa conhecer o Cerro e outros lugares no entorno de Encruzilhada, alguns registrados aqui no blog inclusive. Hora dessas que a gente volte lá, ti avisamos. Aquele abraço!

      Excluir
  2. Olá
    voce teria as coordenadas do Cerro Partido?

    ResponderExcluir
  3. Complementando a pergunta:
    Estamos organizando uma trilha em um sitio em Encruzilhada, o que, em linha reta parece dar apenas 4km, mas sabemos que não deve ser isto.
    Alias, convidamos os amigos a fazer esta trilha conosco, que será o reconhecimento para uma corrida de aventura em 2016. Mas gostaria de poder fazer uma medição prévia a partir das coordenadas abaixo:

    O acampamento base se encontra em

    30°28'26.4"S 52°29'17.6"W

    Preciso de uma rota para trilha até o Cerro Partido, em algum ponto ideal para montar acampamento.

    Desde já agradeço sua atenção.
    Caso esteja interessado em participar do passeio, por favor entre em contato:

    marcelo_guimaraes_alves@banrisul.com.br
    51 92360900

    obrigado!

    ResponderExcluir