domingo, 6 de novembro de 2011

Viagem Serra do Sudeste / Lagoa dos Patos - parte 3

Já refeitos depois de uma boa noite de sono e nos sentindo um pouco mais animados em relação aos acontecimentos do dia anterior, tomamos café no hotel do Sr Eduardo, o Hotel e Churrascaria Goldas e  lá pelas 8:00 da manhã já estávamos na estrada de novo, agora com a intenção de chegar nesse mesmo dia enfim à Lagoa dos Patos, pelo município de Arambaré. Na parte da manhã percorremos um trecho com uma altimetria bem complicada, todo o trecho em estrada de chão e na sua maioria em subida.

Mas logo chegamos na localidade da Chuvisca onde paramos em um posto de combustível para um descanso e reabastecimento de água também. Após essa parada veio o melhor do trecho, saímos da Chuvisca por volta de 10:00 da manhã pela RS 350, deixamos a estrada de chão para trás e começamos descer em direção ao nível do mar, com o intuito de almoçar no município de Camaquã e fazer um reparo nos freios a disco da bike, que depois do tombo ficaram desalinhados. Tempo ensolarado, estrada com pouco movimento, asfalto e pedalando à descer, foi uma barbada; com umas três paradas ao longo do trecho às 11:30 da manhã já estávamos no trevo de acesso à Camaquã à 2 KM do centro da cidade.

Almoçamos no restaurante do Clube Camaquense http://www.clubecamaquense.com.br/, uma comida pra lá de honesta e com preço muito bom também; fomos muito bem atendidos pelo proprietário e pelo Cris que acabou por nos dar informações importantes sobre a cidade.

Logo após o almoço nos dirigimos para a loja de bike's Triplo X, indicação do Cris onde recebemos um atendimento de primeira, o Jonatas e sua turma foram mais do que atenciosos conosco; aliás tai uma coisa que sempre me deixa impressionado na experiência com o cicloturismo, como diz um amigo meu:"a bicicleta chega antes"; é impressionante como as pessoas se tornam receptivas com quem está viajando de bike; em Camaquã não foi diferente.

Com os freios consertados e uma aquisição do Mário na Triplo X, de uma bermuda com forro Coolmax  (mais do que necessário pra quem pretende fazer altas quilometragens sobre o banco de uma bicicleta) partimos em direção ao trevo na BR 116 que nos daria acesso ao município de Arambaré; e lá pelas 16:00 começamos a encarar uma pedalada de 30 km de estrada de chão, toda ao nível do mar, com uma paisagem de várzea e velhas figueiras, que com suas sombras se tornavam verdadeiros "oásis" para nós, pois naquela hora do dia, o sol ainda cobrava seu preço.

À partir do km 15 uma surpresa pra nós, o trecho dai para diante estava em pleno trabalho de terraplanagem, sendo preparado para o asfalto, logo não foi nada agradável pedalar sobre o cascalho durante os 15 km que ainda faltavam para a chegada em Arambaré, mas aventura é isso aí.

Mas o importante é manter em alta o bom humor e foi exatamente o que fizemos; ao longo desse trecho em uma das tantas paradas para o devido descanso, uma curiosidade: encontramos uma porteira com as cores do nosso Imortal Tricolor o Grêmio de Foot-baal  Portoalegrense http://www.gremio.net/ como a porteira se encontrava a corrente e cadeado e a fase do nosso time não era das melhores, sugeri pro Mário, para que fizéssemos  uma simulação e o devido registro fotográfico do que chamamos de: "a quebra da tranqueira das vitórias Tricolores", e não é que deu certo; pois dois dias depois deu Grêmio 4X2 em cima do Flamengo -e de virada- no famoso reencontro do "traíra" do Ronaldinho gaúcho com a casa que o criou (Estádio Olímpico Monumental). O episódio da porteira nos rendeu boas gargalhadas e ainda por cima, no fim da história, o nosso pequeno"rito" ainda funcionou.

Depois de muitas risadas e algumas pedaladas, ao final da tarde enfim chegamos as portas de Arambaré.

Um impulso, pensar uma aventura, levá-la à cabo. Quantas "pedras" no caminho, quanta gente e histórias de gentes... Curiosos e sedentos são os inquietos, à se realizarem neste mundo; com viagens e mais histórias de gentes.

Com os olhos no "Mar de Dentro"...

Obs.: segue o relato na próxima postagem.