terça-feira, 18 de outubro de 2011

Viagem Serra do Sudeste / Lagoa dos Patos







CONHECI A LAGOA DOS PATOS NA DÉCADA DE 90 E REALMENTE FIQUEI ENCANTADO COM SUA MISTERIOSA BELEZA. JÁ A SERRA DO SUDESTE CONHEÇO A MAIS TEMPO, E TAMBÉM É UM LUGAR QUE NÃO DEIXA NADA A DESEJAR A LAGOA DOS PATOS EM SUAS BELEZAS NATURAIS; LOGO RESOLVI ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DO CICLOTURISMO, JUNTAR ESSAS DUAS MARAVILHAS EM UMA SÓ VIAGEM.
PARTINDO DO MUNICÍPIO DE ENCRUZILHADA DO SUL, PRETENDO EM 7 DIAS, FAZER UM PERCURSO ONDE DESCEREMOS A SERRA DO SUDESTE PASSANDO POR DOM FELICIANO, CAMAQUÃ E CHEGANDO A LAGOA DOS PATOS PELO MUNICÍPIO DE ARAMBARÉ, COSTEANDO A LAGUNA ATÉ SÃO LOURENÇO DO SUL, PASSANDO PELAS LOCALIDADES DE SANTA RITA DO SUL E PACHECA, RETORNANDO À SERRA DO SUDESTE EM UM PERCURSO QUE LIGA A LOCALIDADE DO CRISTAL À AMARAL FERRADOR E UM BALNEÁRIO CHAMADO PASSO DA GUARDA, ÀS MARGENS DO RIO CAMAQUÃ, PARA DALI RETORNAR À ENCRUZILHADA DO SUL.








MESMO O TOTAL DO PERCURSO FICANDO APROXIMADAMENTE EM TORNO DOS 400 KM, NÃO HA NENHUM EXAGERO NESSA DISTÂNCIA, POIS NAS EXPERIÊNCIAS DE CICLOTURISMO, SETE DIAS É MAIS DO QUE TRANQUILO PARA PERCORRERMOS SEM MAIORES SACRIFÍCIOS ESTA MARCA, SENDO QUE A ALTIMETRIA É BAIXA. SAINDO DE ENCRUZILHADA, QUE FICA A 432 M ACIMA DO NÍVEL DO MAR (O QUE NÃO É MUITO) PERCORREREMOS "O CAMINHO DAS ÁGUAS DOCES" TODO ELE AO NÍVEL DO MAR, NÃO EXIGINDO ASSIM MAIORES DESGASTES FÍSICOS DOS AVENTUREIROS. E POR FALAR EM DESGASTES FÍSICOS, FICA AQUI A DICA DE QUEM JÁ FEZ ESSE CAMINHO DE BIKE: EMBORA SEJA AO NÍVEL DO MAR AS ESTRADAS EM TORNO DA LAGOA DOS PATOS, UM ELEMENTO À SER CONSIDERADO SÃO OS FORTES VENTOS QUE AGEM SOBRE A REGIÃO DURANTE TODO O ANO, POR ISSO DECIDIMOS PERCORRER PARTE AO MENOS DESTES TRECHOS PELA MANHÃ BEM CEDO, PORQUE GERALMENTE O VENTO COMEÇA A SE INTENSIFICAR POR VOLTA DAS 9:00 DA MANHÃ, OU SEJA, ESSA DICA É PRECIOSA POR DOIS ASPECTOS: 1º POUPA O CICLISTA DO ARRASTO DO VENTO E 2º TAMBÉM DOS EFEITOS DO SOL FORTE, QUE PODE SE TORNAR ESCALDANTE DEPENDENDO DA ÉPOCA DO ANO QUE SE DECIDA FAZER A VIAGEM.
NA QUESTÃO DO PLANEJAMENTO, EM UM PRIMEIRO MOMENTO PENSAMOS EM LEVAR BARRACAS PARA PERNOITAR EM CAMPING'S, MAS AO CONSULTAR O TARIFÁRIO DE POUSADAS DA REGIÃO E CONSTATARMOS QUE OS PREÇOS SÃO MUITO BONS PARA A ÉPOCA DO ANO, SENDO OS MESES DE SETEMBRO/NOVEMBRO BAIXA TEMPORADA, RESOLVEMOS TIRAR O PESO DAS MOCHILAS (QUE TERIAM DE SER ALFORGES NA VERDADE) E LEVAR  ESTRITAMENTE O NECESSÁRIO. SÁBIA DECISÃO, JÁ REFORÇOU UM AMIGO COM LARGA EXPERIÊNCIA EM CICLOTURISMO; COM POUCO PESO A CARREGAR GANHAMOS E MUITO, EM TEMPO, AGILIDADE, DEGASTE FÍSICO E ATÉ EM ASPECTOS QUE NÃO PARECEM MUITO SIGNIFICATIVOS, MAS O SÃO, COMO O SIMPLES FATO DE DESCERMOS DA BIKE PRA FOTOGRAFARMOS PAISAGENS, QUALIDADE DO SONO ETC..

JÁ DIZ O DITADO POPULAR:" QUANDO A CABEÇA NÃO PENSA, O CORPO PADECE", ENTÃO MESMO EM UMA VIAGEM CONSIDERADA DE CURTA/MÉDIA DURAÇÃO COMO A NOSSA, TEM DE TER PLANEJAMENTO E AQUI VAMOS DEIXAR ALGUMAS DICAS PARA AQUELES QUE QUEIRAM SE AVENTURAR PELAS MESMAS ESTRADAS E CURTIR OS ENCANTOS TANTO DA NOSSA QUERIDA SERRA DO SUDESTE, QUANTO DA MÍSTICA E ENCANTADORA LAGOA DOS PATOS.


Um comentário:

  1. Grande Luciano!!!! Excelente iniciativa de construir um blog sobre o cicloturismo. Eu, como iniciante no uso de bike, tenho recorrido às publicações do pessoal mais experiente para nortear minhas escolhas!!! Parabéns e boa sorte!!

    ResponderExcluir