quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CICLOTURISMO


HOJE EM DIA COM AS NOVAS NECESSIDADES ORIUNDAS DE REALIDADES COMO AQUECIMENTO GLOBAL, SUSTENTABILIDADE, TRANSITO CAÓTICO DAS CIDADES ETC...ESTÁ CADA VEZ MAIS EM ALTA O USO DAS BICICLETAS; AS OPÇÕES SÃO PARA TODOS OS GOSTOS E BOLSOS E ELAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES EM NOSSAS CIDADES.
JUNTO A ESSA REDESCOBERTA DO PRAZER EM PEDALAR, SURGEM CADA VEZ MAIS ATIVIDADES PARA SE FAZER COM AS "MAGRELAS", COMO POR EXEMPLO O TURISMO, DAI O NOME CICLOTURISMO, CONCEITO QUE JÁ É UMA REALIDADE EM MUITOS PAÍSES DA EUROPA, PRINCIPALMENTE ALEMANHA E HOLANDA, ONDE ESTIMA-SE QUE SÓ NA ALEMANHA www.adfc.de 21 MILHÕES DE PESSOAS PRATIQUEM O CICLOTURISMO. O BRASIL AINDA ESTÁ MUITO LONGE DISSO MAS JÁ HA LAMPEJOS DE UM MOVIMENTO QUE AOS POUCOS COMEÇA A SE ORGANIZAR, COMO OS CIRCUITOS OFICIAIS DE CICLOTURISMO DE SANTA CATARINA, QUE DÃO TODO O SUPORTE NECESSÁRIO PARA OS AVENTUREIROS REALIZAREM SUAS VIAGENS COM O MÁXIMO DE APOIO, INFORMAÇÃO E SEGURANÇA. ALGUMAS ORGANIZAÇÕES NO ESTADO CHEGARAM A CRIAR O "MANUAL DOS CIRCUITOS DE CICLOTURISMO" http://www.clubedecicloturismo.com.br/arquivo/Manual-Circuitos-Cicloturismo.pdf PARA ORIENTAR E INCENTIVAR A PRATICA DO MESMO.

MAS NEM SEMPRE TEMOS A DISPONIBILIDADE DE TEMPO OU DINHEIRO PARA REALIZARMOS VIAGENS MAIS LONGAS E EM UM ESTADO DISTANTE DO NOSSO, ENTÃO AQUI FICA A DICA; QUEM SABE COMEÇAR POR UM LOCAL PERTO DE SUA CIDADE, DE PREFERÊNCIA POR ESTRADAS DE CHÃO BATIDO, COM MENOR FLUXO DE AUTOMÓVEIS. SEMPRE HA A FAZENDA DE UM AMIGO PRA VISITAR, OU LOCALIDADES PRÓXIMAS A NOSSA CIDADE, CAMPING'S, AQUELA PESCARIA, ALGUM PONTO TURÍSTICO EM NOSSA REGIÃO QUE JUSTAMENTE POR ESTAR TÃO PRÓXIMO DE NÓS, ACABAMOS POR NÃO VALORIZAR COMO DEVERÍAMOS; A QUESTÃO É COMEÇAR!



QUANDO TIVE MINHA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM A AVENTURA DO CICLOTURISMO, FIQUEI ENCANTADO COM A DIFERENÇA DE PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO A UMA VIAGEM DE CARRO CONVENCIONAL , PORQUE A VELOCIDADE QUE A PAISAGEM SE DESENROLA É OUTRA, A GENTE REALMENTE DESFRUTA COM MUITO MAIS INTENSIDADE TUDO QUE HA NO CAMINHO, A COMEÇAR PELOS SONS: DOS PÁSSAROS, DA ÁGUA CORRENDO, O VENTO OU O PRÓPRIO SILÊNCIO DE UMA LOCALIDADE DISTANTE, COISA QUE O RUÍDO DAS GRANDES CIDADES NÃO NOS PERMITE PERCEBER. NESSAS VIAGENS TEMOS A OPORTUNIDADE DE QUEBRAR COM A ROTINA E NOS COLOCARMOS EM SITUAÇÕES QUE EM UM PRIMEIRO MOMENTO PODERIA SER UM PROBLEMA, MAS ACABA SE TORNANDO UM LINDO ESPETÁCULO PERCEPTIVO, COMO OUTRA VEZ QUANDO EM UMA DESSAS AVENTURAS COM UM GRUPO DE AMIGOS, ACABAMOS SAINDO DA FAZENDA ONDE ESTÁVAMOS ACAMPADOS, JÁ COM UM CERTO ATRASO E O CAIR DA NOITE NOS PREOCUPAVA, MAS EM POUCOS QUILÔMETROS PEDALADOS A NOSSA "PREOCUPAÇÃO" SE TRANSFORMOU NUM CÉU CRIVADO DE ESTRELAS, ONDE ERA POSSÍVEL VISUALIZAR NADA MAIS NADA MENOS QUE A POEIRA DA VIA LÁCTEA SOBRE NOSSAS CABEÇAS. ESSA IMAGEM INSPIROU O NOME DESSE BLOG E ATÉ HOJE ESTÁ GRAVADA EM MINHA MEMÓRIA COMO UMA DAS BELEZAS NATURAIS MAIS IMPRESSIONANTES QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR.



POR ISSO INCENTIVO A TODOS A EXPERIMENTAREM O CICLOTURISMO, POIS OS BENEFÍCIOS SÃO MUITOS; AQUI TEMOS O EXERCÍCIO FÍSICO E MENTAL EM PERFEITA HARMONIA PRESENTES NESSA ATIVIDADE CADA VEZ MAIS PRATICADA ENTRE AQUELES QUE SE MOSTRAM INQUIETOS COM O "LUGAR COMUM".

"Mas vós, filhos do espaço, vós, inquietos no descanso, não caireis na armadilha nem sereis domados. Vossa casa não será uma âncora, e sim um mastro...Não dobrareis as asas para passar pelas portas, nem curvareis as cabeças para não bater no teto, nem tereis medo de respirar para que as paredes não rachem e caiam. Não vivereis em tumbas feitas pelos mortos para os vivos. E apesar da magnificência e do esplendor, vossas casas não guardarão seus segredos nem abrigarão vossos desejos. Pois aquilo que é ilimitado em vós habita a mansão do céu, cuja porta é o orvalho da manhã, e cujas janelas são as canções e o silêncio da noite". (Khalil Gibran)





2 comentários:

  1. Show de bola o Blog, Luciano!
    Em breve vamos estar postando as trips também.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Nilo, o blog é pra estes apaixonados por "indiadas", aquele abraço!!!

    ResponderExcluir