quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Acampar



No universo dos acampamentos temos vários estilos de aventureiros, ha desde aqueles que levam suas"casas" para o meio do mato, como aqueles que gostam de brincar de "sobrevivência na selva", entre esses dois grupos estão aqueles que seguem o lema: "nem tanto a terra, nem tanto ao mar" ao qual confesso que é aí que me encaixo; respeitando é claro quem opte pelo estilo que mais lhe apraz. O importante na realidade é a experiência, que o romper com o concreto, principalmente das grandes cidades, nos proporciona. É certo que nem todos gostam deste contato mais próximo com a natureza, mas é para aqueles que gostam ou estão despertando para esse "encantamento" que dedicamos este blog.


A vida é uma eterna relação de perdas e ganhos, então não pense você, que vai estrear seu recém adquirido "super-kit-acampamento" que terá facilidades, temos de saber que vamos sentir um certo estranhamento em relação a nossa rotina da vida urbana. Por exemplo; aquele sono de colchões ortopédicos, esqueça; por mais que você leve seu colchão inflável para um acampamento, seu sono não será o mesmo como em sua casa, pelo menos até você acostumar com as acomodações e utensílios de sua barraca, o mesmo serve para as outras peças de sua nova "casa itinerante" como, sala, cozinha, banheiro etc...Mas nem tudo está perdido.


Ha um universo mágico nas entranhas da Natureza, e o nosso "desligamento" com esse universo é causa de muitas doenças e neuroses do homem contemporâneo, as quais acreditamos por sua obviedade, não ser necessário citar aqui, afinal já estamos "carecas de saber" do stress que a vida nas grandes cidades nos trás, com seu trânsito caótico, a violência urbana, o excesso de tarefas, contas à pagar, filhos etc... O quê gostaríamos de estimular através da troca de experiências, é um "religamento" com esse universo que acreditamos e constatamos ser de efeito terapêutico para todos nós. A primeira vez em minha vida que adormeci com apenas o forro mosquiteiro de uma barraca, se interpondo entre as estrelas e meu olhar, foi algo realmente impactante para mim. Sons(?), nenhum dos quais estamos familiarizados, apenas o crepitar do que sobrou de uma fogueira acompanhado do som noturno das matas com aquela deliciosa sinfonia da noite e a "regência" maestra da Mãe Natureza; tudo isso é claro depois de experimentar a magia de uma conversa ou reflexão que as labaredas de fogo nos inspiram. Como é bom acordar no outro dia para saborear aquele desjejum que toma um gosto próprio, somente nestes refúgios da natureza.
Fica aqui o convite, para que você experimente, uma vez só que seja, o universo de um bom acampamento.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário